Current track

Title

Artist


Morre Príncipe Philip aos 99 anos

Written by on 9 de abril de 2021

Fonte: Quem Acontece

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morreu aos 99 anos de idade nesta sexta-feira (9). Ele ficou internado em um hospital em Londres, na Inglaterra, desde o dia 17 de fevereiro após se sentir mal em casa, e teve alta no dia 16 de março, após 28 dias hospitalizado. O Duque de Edimburgo passou a ter cuidados em casa e ficar sob observação.

Nas redes sociais, o perfil oficial da realeza britânica emitiu comunicado para falar sobre a morte do Príncipe, mas não revelou a causa: “É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente”.

Após emissão do comunicado, a bandeira do Reino Unido foi hasteada a meio-mastro em sinal de luto no Palácio de Buckinhgam.

Morre o Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II, aos 99 anos -  Jornal Correio

Reprodução

Em janeiro, ele e Elizabeth foram vacinados contra o coronavírus no Castelo de Windsor. O casal, que se casou em 1947, teve quatro filhos – o príncipe Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward.

Embora nascido em Corfu, na Grécia, em 10 de junho de 1921, Philip tem sangue dinamarquês, britânico e alemão, sendo tataraneto da rainha Vitória – assim como Elizabeth II. Único filho homem de André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, ele foi criado na Grã-Bretanha após a família ser expulsa da Grécia quando ainda era um bebê.

Philip adotou o sobrenome do tio materno Louis Mountbatten, que o ajudou a se aproximar dos primos e da família real britânica. Elizabeth o conheceu aos 13 anos de idade. Os dois se casaram em novembro de 1947 na Abadia de Abadia de Westminster.

O duque de Edimburgo serviu a Marinha de janeiro de 1940 até 1952, quando Elizabeth subiu ao trono e ele teve de ser príncipe consorte. Apesar de lutar contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, Philip enfrentou críticas da imprensa e dos britânicos por suas irmãs serem casadas com alemães que tinham conexões nazistas.

Como membro da família real, Philip se engajou em diversos projetos e ações filantrópicas. Ele foi presidente internacional do World Wildlife Fund, organização ambiental, entre 1981 e 1996. Em 1956, Philip criou o Prêmio Internacional do Duque de Edimburgo, que reconhece, premia e incentiva projetos de educação, empreendedorismo e ações sociais para jovens e adultos em mais de 130 países.

Em 2011, para marcar seu 90º aniversário, Elizabeth conferiu a Philip o título e o cargo de Lorde Alto Almirante, chefe titular da Marinha Real. Em maio de 2017, a família real britânica anunciou a aposentadoria de príncipe Philip dos compromissos públicos.

Ele dedicou 65 anos de sua vida aos compromissos oficiais e aparições públicas ao lado de Elizabeth. “Sou o inaugurador de placas mais experiente do mundo”, brincou Philip na época.

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *